terça-feira, 27 de outubro de 2009

Um pouco mais sobre o Ministério

"Interceder com a vida como o próprio JESUS!!!!!"



O Ministério de Intercessão desenvolve um trabalho de intercessão, ligado a Rede de Intercessão Nacional, que visa apoiar e fortalecer os grupos de intercessão ligados aos grupos de oração e dar formação aos intercessores no sentido de sustentar todo o projeto da Renovação Carismática Católica. Pois, ser intercessor, é ser com a vida como Jesus. E é ser em Jesus, inseridos n'Ele. Pois, a Palavra nos diz: "em vão trabalham se o Senhor não construir".


Como os demais ministérios, o Ministério de Intercessão está inserido na nova fase do projeto da Ofensiva Nacional, denominado "Reavivando a Chama" dando continuidade aos objetivos de unidade, identidade e missão da RCC no Brasil.

Unidade: Trabalhar em conjunto com os outros ministérios, orientando a implantação de grupos de intercessão e a formação de intercessores.

Identidade: O Ministério de Intercessão tem como espiritualidade básica, a vivência do Batismo no Espírito Santo.

Missão: Motivar e animar a oração de intercessão em todos os segmentos da RCC, para o bom desempenho do projeto "Reavivando a Chama", visando o fortalecimento da intercessão nos grupos e comunidades." (Vianna, Maria Lúcia - Intercessão na RCC, pg 4).

Aprendendo sobre o Ministério de Intercessão

Como Atua o Ministério de Intercessão no Grupo de Oração ?





A reunião de oração do GO acontece semanalmente. Conforme a reunião vai crescendo e/ou o núcleo sentir, ele poderá discernir a necessidade de se ter uma equipe de serviço de intercessão.

Esta equipe será composta por pessoas que já são participantes do grupo e que, em oração, serão discernidas pelo núcleo e convidadas pelo coordenador do grupo de oração para fazer parte do ministério de intercessão.


Mesmo que o grupo já tenha o ministério de intercessão, o núcleo do grupo é quem deve orar e discernir semanalmente como o Senhor quer que o grupo seja conduzido (inclusive a palavra que será pregada). Quem tem o ministério de governo do grupo é sempre o núcleo.
Por isso nos grupos, tendo ou não ministério de intercessão, o núcleo sempre vai orar pelo grupo e discernir pessoas que deverão ser convidadas para as diversas equipes de serviços, que forem sendo necessárias para o grupo (acolhida, música, crianças, cura, intercessão, etc.)

Os intercessores no grupo de oração por serem participantes deste, louvam, cantam, ouvem a palavra pregada.
Durante o Grupo de Oração os intercessores estão dentro do grupo, participando e vivendo o Pentecostes. É necessário que pelo menos um membro da equipe/ministério de intercessão seja membro também do núcleo.
A Equipe/Ministério de Intercessão é um grupo menor (equipe de serviço), formado por doze pessoas no máximo (a proporção está relacionada ao tamanho do grupo de oração), que se reúne semanalmente em outro dia diferente da Reunião de Oração, para interceder pelos pedidos das pessoas do GO que geralmente são recolhidos numa cestinha depois de cada reunião de oração e entregues para alguém da Equipe de Intercessão.

Como formar uma Equipe de Intercessão

A equipe/ministério de intercessão é formada pelo discernimento do Núcleo do Grupo de Oração, como todas as outras equipes de apoio do grupo. O Grupo de Oração é uma pequena comunidade e necessita de vários serviços (ministérios) conforme as pessoas vão vivendo o batismo no Espírito Santo e os carismas vão aflorando do meio do povo. O núcleo do grupo de oração é quem tem o carisma de governo e coordenação do grupo, e é o responsável por organizar as equipes que vão sendo necessárias para o funcionamento e crescimento do grupo: acolhida, cura, crianças, intercessão, música, novos, livraria, etc. Cabe ao núcleo discernir as pessoas do grupo que serão chamadas para as diversas equipes. Os servos do núcleo do grupo selecionam alguns nomes (ouvindo também sugestões dadas pelos outros servos do próprio grupo), em sua oração pessoal ouvem o Senhor e confirmam na Palavra de Deus. Num segundo momento partilham na reunião do núcleo, o que o Senhor falou. Os nomes que forem orados e confirmados por todos, deverão ser chamados para a equipe de intercessão. Os nomes que não foram unanimemente confirmados, deverão continuar sendo orados até um maior esclarecimento espiritual. Assim, para formar a equipe de intercessão, o núcleo deve através da oração pedir ao Espírito Santo o discernimento sobre as pessoas que devem formar ou entrar para a equipe, aliados ao jejum e ao pastoreio. Há critérios humanos que também auxiliam na escolha das pessoas, tais como:




· Ser madura na fé, buscando uma vida de oração pessoal diária;
· Ter vida sacramental (confissão e eucaristia);
· Ser sigilosa e discreta;
· Ser assídua ao grupo de oração;
· Ser obediente e submissa à coordenação do grupo de oração;
· Ser sincera e humilde;
· Assumir o compromisso de reunir-se semanalmente para a intercessão.




Sabendo, no entanto, que o Senhor não chama apenas os capacitados, mas capacita também os escolhidos!



A vivência e uma caminhada maior na Renovação Carismática também ajudam, mas não deve ser o principal critério de escolha, pois alguns, pela abertura maior, atingem uma maturidade espiritual e uso dos dons antes dos outros.



O grupo deve ter entre 6 a 12 pessoas, dependendo do tamanho do grupo de oração. Pelo menos um membro da equipe de intercessão deve fazer parte também do núcleo como representante do ministério, e nesse caso poderá também pregar no grupo e conduzir a reunião do grupo aberto, conforme os carismas que o Senhor for distribuindo para cada membro do núcleo.



A equipe de intercessão recebe notícias e orientações do núcleo e deve tomar parte em retiros e aprofundamentos anunciados na reunião, procurando sempre crescer mais na graça e no conhecimento e no seu ministério. Depois de formada a equipe de intercessão, discerne-se qual, entre os participantes, será o responsável pelas coisas práticas, por exemplo, o local onde deverá ser a reunião, de preferência fixa, o mesmo dia da semana e hora; recebimento de cartas, bilhetes, telefones e pedidos de oração.



As reuniões da equipe de intercessão deverão ser semanais, sempre em dia e horário diferentes das da reunião de oração. Não há uma autoridade entre os intercessores, pois todos devem buscar a humildade e a vontade de Deus através da revelação do Espírito.

O que é intercessão?


O que é intercessão?

O catecismo da igreja vai nos ensinar, que intercessão é uma forma de oração que nos conforma com a oração que Jesus, incessantemente, faz por nós.Ele está à direita de Deus Pai e é o único intercessor verdadeiro. Ele é o único mediador entre nós e o Pai. Ao lado de Deus Ele roga por nós, e alcança do coração de Deus as graças que nos são necessárias.
O catecismo da igreja ainda vai nos dizer que, intercessão é uma forma de oração própria de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus.
A palavra interceder significa " colocar-se entre".Quando intercedemos estamos nos colocando, entre Deus e o irmão, advogando sua causa,defendendo-o diante de Deus, orando por ele, e por situações diversas que requerem atenção e cuidado na oração.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Aprendendo sobre o Ministério de Intercessão



Quem é chamado a fazer esse tipo de oração?


Uma vez que todos precisamos orar,TODOS somos chamador a fazer a oração de intercessão. Mesmo que eu não sinta o chamado para servir a Deus de maneira efetiva como intercessor. Na verdade, não só posso, como tenho a obrigação de orar.Orar por meus familiares, amigos, irmãos de caminhada, pela igreja, pelos trabalhos de evangelização,pela cidade,país,enfim...
Portanto é preciso que todos nós, nos comprometamos com a intercessão, e não apenas aprendamos, como também ensinemos as crianças, os jovens, os mais velhos, os homens, as mulheres e os servos e todos os ministérios dentro da rcc.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009



Renovação Carismática Católica - Diocese de Bauru

Encontro de Coordenadores e Ministérios

“Grupo de Oração: Tesouro de Deus”

Presença: Rogério (Coord. Diocesano de Osasco – Comissão Nac. de Formação)
Dias: 15 e 16 de Agosto de 2009
Local: Santuário do Sagrado Coração de Jesus
Rua Abrahão Rahal , quadra 17 Jd. Panorama
Horário: Sábado: das 08:00 às 19:00 hs Domingo: das 08:00 às 16 :00 hs


Valor: R$ 10,00


Informações: Escritório RCC - Pça Rodrigues de Abreu, 2-55
Fone: 3208-0267, falar com Rose
O grupo de oração é o nosso tesouro, lugar dos servos do Senhor na RCC
Por isso servo que não vai ao grupo de oração, não deve exercer o ministério de intercessão ou qualquer ministério na Rcc. Para que isso não pareça uma imposição, vamos entender o por quê desta afirmação.
Primeiramente, os ministérios existem para o grupo de oração e não para o servo, já que eles são para a edificação da Igreja. Além disso, é a comunidade que atesta o ministério de cada um de nós.
Isso significa dizer que o núcleo do grupo de oração observou-nos, orou e obteve do Senhor a confirmação para que pudéssemos exercer o ministério e, ao fazê-lo, a comunidade colhesse frutos saborosos e autênticos.
É no Grupo de Oração, Cenáculo de Pentecostes, que acontece o batismo no Espírito Santo, e sem este não podemos servir como convêm. É promessa de Deus que se cumpre a cada semana, independentemente da atuação das pessoas. Uma só coisa é necessária: nosso coração aberto ao derramamento que se dá e às transformações que o Espírito Santo quer realizar em nós.
É orando em comunidade que recebemos o sustento e amor do irmão, que vamos perdendo o medo de servir e de proclamar as maravilhas do Senhor. É no grupo de oração que nos abastecemos para melhor exercermos o nosso chamado, já que a graça que é derramada no grupo de oração se estende por toda a semana, inclusive para a reunião do grupo de intercessão.
NÓS (INTERCESSORES) NO GRUPO DE ORAÇÃO
Quando se fala em reabastecer-se, significa dizer que devemos, como intercessores, participar do grupo de oração. No dia da reunião de oração é o Núcleo quem serve, inclusive na intercessão, pois ele é a célula principal do grupo de oração.
Estando presente nele, podemos conhecer melhor as necessidades tanto do grupo, quanto das pessoas que ali vão e levar para ao grupo de intercessão, onde na presença do Senhor, clamaremos por essas necessidades e O louvaremos por tudo o que deseja realizar.
UM ABRAÇO, ANDRÉ.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009


ENCONTRO ESTADUAL DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO

Pois é, estivemos no II encontro do Ministério de Intercessão do estado de São Paulo.
O encontro foi realizado na diocese e Jaboticabal, em Bebedouro, cidade próxima, nos dias 29 e 30 de Agosto.
vivemos, sem dúvida, um momento especial para todo a rcc, e nossa diocese enviou servos para representa-la (Uma caravana de 15 servos que participarm com muita alegria do encontro).
Em breve teremos no blog fotos do evento e testemunhos, daquilo que o Senhor nosso Deus fará, sem duvida, neste encontro.
Estamos colocando no blog também uma carta, enviada pela coordenadora estadual do Ministério.
I I Encontro Estadual do Ministério de Intercessão da Rcc São Paulo.

A Paz de Jesus e o Amor de Maria possam plenificar a cada um de nós.É com imensa alegria que compartilho convosco o sonho de nosso Deus Paizinho. Estaremos nos reunindo de 28 à 30/08/2009 na Diocese de Jaboticabal, onde acontecerá o II Encontro Estadual do Ministério de Intercessão da RCC SP.
Como amigos e confidentes do Senhor, somos agraciados, pois o Dedo de Deus Paizinho mais uma vez pousou sobre mim e sobre você convocando-nos para este nosso Encontro.Será um grande Kairós, onde as delicadezas e os mimos de nosso Deus Paizinho poderão provar de maneira nova.
Teremos momentos profundos e deliciosos de escuta profética e intimidade com o Senhor que desvendará para nós os seus projetos, estaremos também orando individualmente por cada Diocese.
A promessa de Deus para nós é que algo nunca antes experenciado, imaginado, ou ouvido dizer, é o que Ele nos tem reservado.Um exército poderoso, de homens, mulheres e jovens guerreiros e valentes Ele está a suscitar. E você amado irmão Coordenador Diocesano, Representante Diocesano do Ministério de Intercessão e Intercessores dos G.O.s, Coordenadores Estaduais de Ministério fazem parte deste poderoso exército. Você é especial, entre todos os escolhidos, houve uma segunda escolha e você amado faz parte dela.
O Senhor nos revelou muitos líderes prostrados, feridos passando por situações de dolorosas provações e privações, situações de vexação, constrangimento, torpor, letargia e dá-nos a promessa de Soerguimento e Vitória.Ordem do Senhor para nós “Assim fala o Senhor dos Exércitos: refleti no que fazeis!” Deus” (Ag 1, 7).
Obedeçamos ao nosso Deus e correspondamos a esta convocação que o Senhor nos faz. Deixemos de lado, todos os nossos projetos pessoais e não coloquemos limites, barreiras, empecilhos, mas deixemos fluir a Graça de Deus.Contemos com a Graça e a Providência Santíssima, pois o nosso Deus é o Deus do Ouro e da Prata, e já nos concedeu tudo que é necessário e ainda mais.
Somente ore, assumindo a promessa, pois, o dinheiro, o meio de transporte e tudo que lhe será necessário, o Senhor já preparou. “Profetize, confie, e verás a manifestação da minha glória”.Profecia revelada pelo Senhor : “Quando homens e mulheres de fé se levantam prodígios e milagres se realizam, aguarde e verão a manifestação da Minha Glória”.Os detalhes você receberá junto com a ficha de inscrição.
Este encontro será realizado como eram os retiros nos primórdios da RCC, tudo na simplicidade, será na Casa em Bebedouro.Teremos apenas 160 vagas para dormirem no Local(4 fichas por Diocese).
Caso queira ficar em Hotel entre em contato com o Escritório da RCC Bebedouro fone: (17) 3342-3947(Lucilene).Contaremos com a Presença de alguns Sacerdotes que permanecerão conosco durante o Encontro, 5 sacerdotes já confirmaram a presença.Peço-lhes ajudem-nos a divulgarmos este Encontro, e contamos com vossa intercessão.
Não se esqueça você é Tocha Viva do Amor Divino, Presente de Amor e Misericórdia que em Jesus o Pai oferta a toda a Humanidade.Abraçai-vos com Jesus e Maria.
ROGÉRIA DE FÁTIMA LARRÚBIA -COORDENADORA ESTADUAL DO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

JEJUM DE DANIEL






Estamos encerrando o Jejum de Daniel, que foi Feito por todos os servos em nossa diocese.
Contudo, queremos incentivar a todos, a aderirem a esta forma de oração muito importante para nós, que é o constante Jejum.
Por isso deixaremos no blog, uma orientação de como fazer o Jejum de Daniel, e um roteiro para quem desejar aprender ou continuar, agora ou depois a fazer o Jejum.





Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.” (Dn 10,2-3)



A passagem acima descrita, tirada do livro de Daniel, é o exemplo clássico de um “jejum parcial” realizado em meio às atividades do dia-a-dia, com o propósito de alcançar de Deus a revelação de sua vontade.

Chamamos “jejum parcial” porque consiste na aplicação de uma dieta limitada, ao invés da abstinência absoluta de alimentos. Está claro que existe um valor muito grande neste tipo de jejum. Lendo os versículos seguintes deste capítulo de Daniel, verificamos que o culminar deste jejum foi uma tremenda visitação do anjo do Senhor com uma revelação indispensável a respeito das batalhas que se travam nas regiões celestes (vers.13-22).



Além disso, o próprio Senhor, em sua visita a Daniel, assegura com palavras encorajadoras a eficácia de seu jejum e penitência: “Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que eu vim”. (vers.12) Aleluia! Quando nós somos movidos pelas promessas de Deus e numa atitude que o agrada, começamos a transformar esta promessa em realidade no jejum e na oração; no momento mesmo em que nosso coração se humilha e busca a face do Senhor, nossas palavras são ouvidas no céu. Daniel dedicou três semanas (21 dias) ao jejum e à oração.



O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas. Em Mt 6, 1-18 vemos como Jesus indica o jejum, a oração e a esmola como sinais característicos da vida de um cristão fiel.



Em alguns momentos de decisão, porém, somos convidados a intensificar nossa comunhão com o Senhor. Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai. Outro fator importante em um tempo de jejum é o propósito que nos move a fazê-lo.



Um jejum sem propósito definido é como vagar num túnel escuro, sem saber de onde vem ou para onde vai. Olhando as Sagradas Escrituras, encontraremos muitas razões que levaram as pessoas ao jejum. Se vamos jejuar, temos que ter objetivos firmes e claros pelos quais lutar: Estar em Deus; receber sua palavra e alguma orientação/propósito concreta; interceder por alguém ou alguma situação; enfrentar Satanás e suas tentações.



Pedimos que você ore e peça que o Senhor revele sobre que intenções particulares você deve rezar. Que pessoas estão perto de você e longe de Deus? Que situações precisam ser saradas pelo Senhor em sua vida, etc? Anote num papel essas intenções particulares e deixe-as à mão, para que você recorde durante a oração pessoal. Lembre-se também das intenções que são propostas pela RCC Brasil .










Como se faz esse jejum?



Por três semanas (21 dias), somos convocados a um jejum parcial. Será um tempo de maior oração e dedicação ao Senhor. Durante este tempo, evitaremos alimentos pêlos quais buscamos saciar mais nosso gosto/prazer do que as necessidades reais do nosso organismo (doces, refrigerantes, excesso de frituras ou outros alimentos que constituem hábitos alimentares aos quais estamos apegados).



Além disso, evitando extravagâncias, vamos escolher entre duas opções: ou iniciar a alimentação diária só a partir das 12 horas, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia. Cuidado somente para não “descontar” na próxima refeição para compensar o que foi omitido. Pessoas que fazem uso de medicação devem estabelecer o jejum em conformidade com o horário dos remédios. Pessoas com problemas de pressão ou diabetes, ou outro tipo de limitação de saúde, devem conhecer as necessidades do seu organismo e adaptar o jejum. Pessoas que não podem fazer nenhum tipo de restrição na alimentação podem fazer jejum de televisão, conversa ou outras coisas. Mas lembre-se: inicialmente o jejum consta de algum sacrifício na alimentação.



No 1º dia do jejum faça uma consagração, com um bom momento de Adoração, Louvor e se possível participação de missa. Escreva num papel as intenções pelas quais você vai oferecer o jejum (peça ao Espírito Santo que lhe revele o que será a motivação do seu tempo de penitência e escuta).



No 21º dia, ou seja, no final da terceira semana de jejum, faça um momento de ação de graças ao Senhor, por tudo o que Ele nos dará em função desse dias; se possível também participe de uma missa em ação de graças.




Sugestão de roteiro para oração pessoal nos dias de jejum:


1o. dia – Ore com Romanos 4, 18-21 e confie no Deus que é fiel e poderoso.
2º. dia – Ore com Romanos 5, 3-5 e renove sua esperança nas tribulações.
3º. dia – Ore com Romanos 8, 15 e clame com o Espírito Santo ao seu Pai eterno.
4º. dia – Ore com Romanos 8, 28 e declare que todas as coisas concorrerão para seu bem, para a glória de Deus.
5º. dia – Ore com Romanos 8, 31-38 e celebre sua vitória em Cristo sobre todo o mal.
6º. dia – Ore com Romanos 10, 9-13, proclame o senhorio de Jesus e receba salvação.
7º. dia- Ore com Romanos 12, 1-2 e peça ao Senhor a renovação do seu espírito e da sua mente. 8º. dia – Ore com 1Coríntios 1, 7-9 e louve o Deus fiel que o guarda seguro até o fim.
9º. dia – Ore com 1Coríntios 3, 16 e adore o Espírito Santo que mora em você!
10º. dia – Ore com 1Coríntios 6, 19-20 e agradeça ao Senhor por tê-lo comprado pelo sangue de Jesus.
11º. dia – Ore com 1Coríntios 13, 4-7 e peça que o Senhor encha o seu coração de amor.
12º. dia – Ore com 2Coríntios 4, 16-18 e glorifique a Deus porque suas tribulações são passageiras.
13º. dia – Ore com 2Coríntios 6, 1-2 e faça do dia de hoje o tempo de Deus em sua vida.
14º. dia – Ore com 2Coríntios 10, 3-5 e trave um combate espiritual com a armadura de Deus. 15º. dia – Ore com Gálatas 2, 19-20 e experimente a vida de Cristo pulsando em você.
16º. dia – Ore com Gálatas 4, 6-7 e louve a Deus, de quem você é filho e herdeiro.
17º. dia – Ore com Efésios 1, 3-14 e adore o Senhor por suas maravilhas em nosso favor.
18º. dia – Ore com Efésios 2, 8-10 e agradeça pela salvação recebida por uma vida santa
19º. dia – Ore com Efésios 2, 13-18 e derrube os muros de inimizade em sua vida.
20º. dia – Ore com Efésios 3, 20-21 e louve o Pai que faz muito mais do que pedimos.
21º. dia – Ore com Efésios 4, 31-32 e comece uma vida nova de perdão e de paz.





quinta-feira, 6 de agosto de 2009


Neste sábado dia 08.08.09, a Renovação Carismática Católica realizará uma missa em Ação de Graças pelo encerramento do Jejum de Daniel, na Comunidade São João Evangelista (ao lado da Vila Vicentina) às16:00 hs.

Convidamos a todos que desejarem participar e pedimos o esforço de todos os servos para que compareçam e divulguem.


Informações com o Coordenador Diocesano do Ministério de Intercessão- André, pelo telefone : 9179-2255 ou no escritório da RCC.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Bem vindo ao blog do ministério de intercessão da rcc de bauru!





A partir de hoje, você poderá acessar e ter informações atualizadas, sobre cada passo que estamos dando no ministério de intercessão, e também sobre tudo aquilo que for relevante em toda a RCC.
Acesse sempre e ajude a divulgar!
Um abraço André!
Coord. Diocesano do Ministério de Intercessão rcc Bauru.